5 Hábitos que causam a perda de massa muscular

23/nov

Existem hábitos corriqueiros que nos impedem de alcançar alguns objetivos, principalmente quando tentamos levar uma vida mais saudável e incluir exercícios na rotina. Quando falamos especificamente em saúde muscular, alguns costumes despontam como os principais causadores da perda de massa muscular e, com atenção e dedicação, podem ser controlados. Confira quais são:



Alimentação desequilibrada


A má alimentação é um dos principais motivos pelos quais a massa muscular encontra dificuldades para se regenerar, iniciando um processo de perda. Mas, independentemente de seguir uma dieta rigorosa, é importante levar em consideração a ingestão de alimentos que equilibrem a entrada de proteínas e carboidratos no corpo. Ambos os nutrientes são fontes de energia utilizadas por nós depois de exercícios, superimportantes para a manutenção saudável dos músculos.



Vícios


Que o consumo exagerado de álcool e o vício em cigarros são prejudiciais ao corpo, não é novidade. A longo prazo esses hábitos podem, respectivamente, diminuir a produção de testosterona e enfraquecer os ossos. Isso faz com que você esteja muito mais suscetível a se machucar ao se exercitar e dificulta a recuperação e desenvolvimento dos músculos.


Sono irregular


O sono é um período importante para a recuperação dos músculos, não só por conta do relaxamento total do corpo, mas também por causa da liberação de hormônio do crescimento, além da sintetização de proteínas. Noites mal dormidas interferem nesses processos e, quanto mais se repete, mais você perde massa muscular.



Consumo insuficiente de água


O principal elemento no nosso corpo é a água, então não é surpreendente que ela esteja presente nos músculos também. Os movimentos, contrações e processos de recuperação dos músculos são diretamente influenciados pela sua hidratação. Então, pense nisso ao avaliar o seu consumo diário de água.


 

Sedentarismo


Por último, mas não menos importante: a falta de exercícios físicos. Este mal costume faz você perder massa muscular, pois, sem estimular os músculos, eles enfraquecem e atrofiam.



Com disciplina, alguns hábitos não são difíceis de serem quebrados. Aliando esses fatores a exercícios e suplementação adequados para você, seus objetivos estão ao seu alcance. Conte também com a ajuda de Extima para cuidar ainda melhor dos seus músculos!

 
Referência: Saúde Abril, RD