O que é BCAA? Como age no organismo?

13/nov

Você sabe o que significa BCAA? Essa sigla vem do termo Branched-Chain Amino Acids, que em, bom português, significa aminoácidos de cadeia ramificada. Ainda assim ficou com dúvidas? Nós te explicamos!

Aminoácidos são pequenas moléculas orgânicas que, quando reunidas, formam as proteínas. As proteínas, por sua vez, são a matéria-prima para a formação do tecido conjuntivo, unhas, cabelos, tendões e principalmente, músculos. Por isso, a ingestão de aminoácidos é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Quando falamos em formação muscular, os aminoácidos são ainda mais importantes. Os três principais aminoácidos são a leucina, isoleucina e valina. Só eles já são responsáveis pela constituição de 35% dos músculos estriados. Além disso, atletas indicam que os BCAAs reduzem a sensação de fadiga após os exercícios e ajudam na recuperação pós-treino.

O consumo dos BCAAs pela dieta nem sempre é fácil e o déficit nutricional de leucina, isoleucina e valina podem acarretar em perda muscular. Por isso, a suplementação com proteínas e aminoácidos específicos é indicada para auxiliar na recuperação de massa muscular, seja em pessoas em pós-operatório, atletas ou pessoas da terceira idade. Uma ótima opção para esse objetivo é o Extima, um suplemento nutricional composto por peptídeos bioativos de colágeno, BCAA, Vitamina D e Magnésio, que foi desenvolvido para auxiliar na manutenção da saúde muscular.

 

Referências: Genes Nutrição, Toda Matéria