Quais são os esportes mais indicados para a terceira idade?

05/nov

Alimentação balanceada, contato com pessoas queridas e atividades de lazer são essenciais em qualquer fase da vida e não devem ser deixadas de lado. Cada fase da vida exige adaptações e aprendizados. Na infância e na juventude, foca-se no crescimento e no ganho de peso. Já na terceira idade, a atenção maior é dada para a garantia da qualidade de vida.

Os esportes são grandes aliados na manutenção de uma vida saudável. O envelhecimento traz perdas na força e na resistência física, e, por isso, as atividades devem ser de baixo impacto e contínuas. Confira os esportes mais indicados para a melhor idade na lista abaixo:

 

Caminhada


Sem custos e sem contra-indicações,  a caminhada é a atividade mais democrática de todas. Caminhar de vinte minutos a uma hora por dia já conta como um excelente exercício.



 

Hidroginástica


Hidroginástica e outras aulas aquáticas são indicadas para pessoas acima de 60 anos por melhorarem o condicionamento físico.



 

Alongamento


Além de ser importantíssimo antes e depois de cada atividade, o alongamento por si só é muito indicado para pessoas com pouca resistência física.



 

Tai Chi Chuan


Esssa mistura de dança com yoga nasceu na China e, hoje em dia, é praticada pelo mundo todo. O Tai Chi Chuan estimula o equilíbrio e o alongamento, sua prática é recomendada, inclusive, para prevenir quedas.



 

Visitas regulares à profissionais de saúde também são sempre recomendadas. Além disso, a suplementação é importante para auxiliar no fortalecimento dos músculos adquiridos durante os exercícios, e, para isso, você pode contar com Extima!  

 

Fontes: Clarentino, Greenme