Saúde muscular: cuide o quanto antes!

11/out

Saúde é um assunto que deve vir sempre em primeiro lugar na vida de qualquer pessoa. É por isso que as pessoas costumam fazer exames rotineiros com frequência, certificando-se se o coração, cérebro e até mesmo os dentes estão saudáveis.

 

Por que devemos atribuir essa mesma importância à saúde muscular?


O envelhecimento do músculo, um processo natural envolvendo perda de massa, força e função musculares, é denominado Sarcopenia. A progressiva diminuição de massa muscular é um processo que afeta a todos no decorrer da vida e a partir dos 40 anos, há uma redução de cerca de 8% da massa muscular a cada década!
Os impactos desse quadro na vida de um idoso são, principalmente, relacionados à liberdade e mobilidade. Com o passar dos anos, já é possível notar maior dificuldade para subir escadas, sentar e levantar, amarrar os sapatos, etc. Caso não seja devidamente diagnosticada e combatida, a Sarcopenia pode prejudicar a capacidade de se locomover, fazer atividades básicas do cotidiano, e, em casos mais graves, provoca desequilíbrios, quedas e até mesmo fraturas.

Além do acompanhamento de um profissional, os cuidados com a saúde muscular se aliam a outras três importantes práticas: exercícios físicos, que quando regulares, ajudam no fortalecimento muscular e mobilidade; alimentação saudável, que quando rica em nutrientes essenciais, ajudam no bom funcionamento muscular e suplementação, que auxilia na regeneração e aumento de massa dos músculos.
Portanto, lembre-se de começar a cuidar da sua saúde muscular antes de aparecerem os primeiros sinais de enfraquecimento. Levar uma vida equilibrada, com a ajuda da suplementação, garante não apenas a boa saúde dos músculos, mas diversos outros benefícios para aproveitar o melhor da terceira idade.

Fonte: Saúde Abril